O transporte coletivo em Orlando funciona! Escolha seu ônibus

Dicas para pegar ônibus, traçar rotas e economizar uma grana no transporte pela cidade de Orlando.

, da redação do PS paulosergio Publicada no dia 14/10/2016 às 23:19 Atualizado às 23:21 do dia 14/10

Ônibus da Lynx

Ônibus da Lynx

Gente… mais uma dica útil pra quem está em Orlando e depende de transporte público. Ao contrário do que dizem, o transporte público de Orlando, dentro do horário de circulação dele, funciona sim!!

E funciona como um reloginho. Se vc souber usar os pontos corretos, não vai esperar muito nos pontos de ônibus. Aliás, os atrasos são de poucos minutos em relação ao tempo “previsto” para chegada do ônibus em determinado ponto. Detalhe: o ônibus tem um ar condicionado potente. Já passei muito frio dentro deles. O sistema de parada é similar ao do Brasil: basta puxar a cordinha.

Paulo, mas como eu sei que horário vai chegar? 

Você tem duas opções: traçar a sua rota usando o Google Maps no seu celular e a margem de acerto dos horários é altíssima e em tempo real. Ou acessar o site da companhia de transportes de Orlando, a Lynx.

É possível traçar rotas para os Outlets, para os parques da Disney, para as atrações na International Drive, para os hotéis e resorts espalhadas pela cidade, além de viagens a Kissimmee, Deltona e outros lugares.

Quanto custa?

Cada viagem custa $2 apenas. E você tem um tempo de uso do cartão que é emitido na hora de colocar o dinheiro na máquina que fica na entrada do ônibus. Normalmente, você terá 90 minutos pra embarcar numa “conexão” com outro ônibus e não paga a segunda viagem. Porém, existem cartões de $50 que te garante acesso ilimitado durante o dia todo de funcionamento do transporte e para o período de 30 dias.

Outras vantagens

Se você tem uma bicicleta, vale lembrar que na frente de TODOS os ônibus existe uma forma de prender a sua bike ali. Muito simples. Ela vai na frente do ônibus em total segurança. Quando chegar ao seu destino, o motorista ainda abaixa a suspensão do ônibus para você retirar a sua magrela com mais facilidade. Paga-se mais por isso? Claro que não.

Limitações

As maiores limitações do sistema de transporte da Lynx são: quantidade de veículos circulando. As linhas, diferente do que a gente vê no Brasil, são dividas naquelas que passam de 30 em 30 minutos e as mais demoradas que passam apenas de uma em uma hora. Conversando com um motorista, ele me disse que jamais um ônibus vai chegar adiantado num determinado ponto. Se isso acontecer, ele é obrigado esperar dar o horário para sair dali. No “cockpit” do motorista ele tem um dispositivo que marca se ele está atrasado ou se ele está no horário (ou de repente um pouco adiantado) sempre em relação à próxima parada. E ainda, o motorista tem noção de saber quais outras linhas estão na mesma rota.

Identificação dos ônibus

Todos os ônibus tem “nome” e “sobrenome”. Explico: ele é identifica por um número e tem o nome da linha. Por exemplo: o Millênia é o número 11. Muito parecido com o que vemos no Brasil, não é? Só que os números são bem distintos já pra não haver confusão. São 61 rotas disponíveis na cidade. Segundo o site da própria empresa são 235 ônibus circulando e 70 vans.

Etiqueta

  • Não é permitido fumar, comer ou beber dentro do ônibus. Portanto, nada de fazer aquela farofada lá dentro. Ok?
  • Vai falar com alguém no celular, lembre-se: “ninguém está interessado na sua conversa”. Portanto, fale baixinho de uma forma que não incomode os outros passageiros.
  • Música é permitida apenas usando fones de ouvido.
  • Animais de estimação são permitidos em caixas de transporte ou se forem animais de acompanhamento de deficientes.
  • Não é permitido subir no ônibus sem camisa. Mas até por conta do poder do ar condicionado, nem recomendo!

É isso!! Se programe e boa viagem.

Fechou, gente? Vai virar tema de vídeo.

Ah! O site da Lynx:
http://golynx.com

Site da Lynx: empresa que gerencia o transporte público em Orlando

Site da Lynx: empresa que gerencia o transporte público em Orlando

Leia o post anterior:
COVER1209160
Alguém se lembra da Maria Claudia do BBB 16?

Ela foi motivo de muita chacota fora da casa. Chegou a final por não ter passado em nenhum paredão. Mas...

Fechar